ALIVIANDO A QUARENTENA: DICAS DE BEM ESTAR E AUTOMASSAGENS PARA VOCÊ FAZER EM CASA E CUIDAR DA SAÚDE

Estamos vivenciando um momento delicado de isolamento devido ao novo coronavírus (COVID-19) e precisamos nos adaptar muito rápido com a nova rotina, onde a necessidade de transferir todos os aspectos da vida para dentro de casa podem afetar questões físicas e mentais. 

A má postura corporal no home-office também pode causar tensões musculares, devido ao ocasional despreparo do espaço para realizar as tarefas diárias do trabalho.

Além de aliviar dores e tensões, a automassagem é uma possibilidade para quem deseja superar as dores, estresses e se reconectar com o próprio corpo durante a quarentena. 

Pensando em ajudar você nesse momento, nós resolvemos compartilhar algumas dicas de massagens e bem estar para fazer em casa. Confira!

BENEFÍCIOS DA MASSAGEM

A massagem é basicamente, uma técnica de manipulação de pontos específicos da pele e músculos do corpo para auxiliar nas dores e relaxamento. 

Vamos então reservar um tempinho para um momento de autocuidado? 
Temos certeza que valerá a pena e por isso, listamos os principais benefícios da massagem:

  • Reduz do stress;
  • Ajuda a relaxar;
  • Melhora a postura;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Alivia dores e desconfortos musculares;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Auxilia na respiração;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Diminui o cansaço físico e mental;
  • Libera hormônios de bem-estar;
  • Previne problemas musculares;
  • Ajuda na consciência e intimidade do próprio corpo e mente.

Por isso, além dos cuidados de higiene recobrado desse momento, é muito importante você focar nos cuidados com o seu corpo e com a sua mente.

DICAS DE AUTOMASSAGENS E BEM ESTAR PARA FAZER EM CASA

Agora que você já entendeu melhor a importância e os benefícios dessa prática, vamos compartilhar como você pode fazer da sua casa. Veja abaixo:

  • Crie um ambiente calmo e relaxante – Desligue seu celular e tudo o que possa interromper o relaxamento. Prepare o ambiente de forma a deixá-lo agradável para você e para sua companhia. Tudo de que você precisa é de música tranquila e se possível, velas e óleos ou cremes para massagens.
  • Massagem nos pés – Essa é uma parte do corpo que precisa de uma atenção especial. Comece puxando levemente cada um dos dedos dos pés. Após, faça movimento circulares suaves na parte de baixo. Suba as mãos até a coxa com movimentos leves e fortes. Lembre-se: uma perna de cada vez.
  • Automassagem nas costas e nos ombros –
    Com a sua mão, vá sentindo cada parte do seu corpo até descobrir a origem da dor ou da tensão. Friccione e faça movimentos circulares com leves pressões para aliviar os pontos de tensão. Uma outra dica, é utilizar alguns itens como bolinha de tênis ou fisioterapia. Deite em cima do objeto e deslize ele ao longo da região para vertebral, que fica ao lado da coluna. A recomendação é para que a massagem seja realizada sempre ao lado da coluna e nunca exatamente em cima da mesma, para evitar lesões.
  • Massagem nas mãos – Lave bem as mãos, aplique um creme hidratante e utilizando o dedo polegar pressione a palma da mão com movimentos circulares. Depois, com o polegar e o indicador, deslize sobre cada um dos dedos de forma individual, na direção da palma da mão para as pontas dos dedos. Lembre-se de massagear uma mão de cada vez. Dê atenção também aos músculos do antebraço com movimentos suaves.
    As mãos possuem pontos reflexos que conseguem relaxar todo o corpo e por isso bastam alguns minutinhos de massagem nas mãos para se sentir melhor e mais confortável.
  • Meditação – Uma forma bastante eficaz de se manter concentrado, livre de ansiedade, stress do dia a dia e além de tudo fortalecer o sistema imunológico, afinal quando nossa mente vai bem, o corpo fica mais forte.
    Para meditar, você precisa apenas se sentar em uma posição confortável, fechar os olhos, não se prender a nenhum dos pensamentos que lhe ocorrerem e se concentrar apenas na sua respiração ou ouvir algum tipo de mantra ou meditação guiada. Alguns aplicativos que podem te ajudar: Medite-se, Aura Insight Timer, Headspace, Sattva, Zen e 5 minutos.
  • Alimentação Saudável – Parece clichê, porém manter uma alimentação saudável nesses dias em casa é fundamental para garantir um bom funcionamento do sistema imunológico e, consequentemente, estar menos suscetível a apresentar qualquer doença. Ingira alimentos ricos em vitaminas e minerais, frutas, verduras, legumes e hidrate-se bem. Aproveite também a oportunidade para testar novas receitas.
  • Alongamento: Para não cair no ciclo vicioso de comer em excesso, ter preguiça de tudo e ficar cada vez mais desanimada, é muito importante manter uma rotina de exercícios. Alongar o corpo é recomendado, principalmente se você ficar muito tempo na mesma posição, utilizando computador, assistindo tv, etc. Esse exercício irá te ajudar a estimular diferente regiões do corpo e promover flexibilidade, prevenindo lesões.
  • Atividades físicas: o importante é se movimentar por pelo menos 30 minutos, 5 dias por semana, não necessariamente com exercícios, mas com atividades domésticas também, como brincar com seu filho ou animalzinho de estimação, limpar a casa ou até mesmo colocar uma música e dançar. Na internet você pode encontrar várias dicas de treinos e aplicativos, como o Nike Training.
  • Pensar Positivo – o exercício mais recomendado, não só para o momento que vivemos, mas para a vida toda! Acredite, nossa mente tem poder e nós atraímos o que pensamos. Aproveite o momento para refletir, cuidar de si e dos outros.

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Sabemos o quão desafiador e delicado está sendo esse momento de quarentena. Então, nada melhor do que vivenciar esse período de forma leve e agradável, não é mesmo?

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